Governo Federal paga auxílio para pescadores de Tartarugalzinho e Amapá após requerimento de Júnior Favacho
Pescadores dos municípios de Tartarugalzinho e Amapá, que tiveram suas atividades diretamente afetadas pela estiagem, serão contemplados com o pagamento do Auxílio Extraordinário previsto na Medida Provisória (MP) 1.192, assinada na quarta-feira, 1º, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. O pagamento do benefício a esses profissionais foi uma das solicitações do deputado estadual Júnior Favacho (MDB).
O requerimento do parlamentar foi apresentado no dia 16 de outubro à Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) indicando que o Governo do Amapá (GEA) intervisse junto ao Governo Federal para socorrer os pescadores da região dos Lagos que foram obrigados a paralisar suas atividades por consequência da seca dos rios.
A MP beneficia pescadores profissionais artesanais beneficiários do Seguro Defeso cadastrados em municípios da região Norte. No caso das duas cidades amapaenses, deverá ser pago um montante total de R$ 2.640,00. Na opinião de Júnior Favacho, esse recurso será importante para que os profissionais da pesca possam superar esse momento difícil.
“Apresentamos o requerimento solicitando o adiantamento do pagamento do auxílio porque visitamos essa região, conversamos com os pescadores e entendemos que eles estão impossibilitados de exercerem suas atividades. A injeção desses recursos na economia do município, além de socorrer esses trabalhadores, ajudará a manter a economia girando”, disse o deputado.
Na semana em que a Prefeitura de Tartarugalzinho decretou estado de emergência, Júnior Favacho visitou e sobrevoou o município para ver de perto o impacto da falta de chuva e dos vários focos de queimadas existentes na região, inclusive em áreas de plantio.
Atual presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Alap, o parlamentar apresentou um segundo requerimento solicitando que a Defesa Civil do estado adote providências para minimizar os prejuízos dos produtores, principalmente os que atuam na agricultura familiar e em assentamentos da região.
O deputado também solicitou em outro requerimento que sejam implementadas ações emergenciais da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) por meio do programa Segurança Alimentar e Nutricional em Tartarugalzinho. A ideia é distribuir alimentos às comunidades do município mais afetadas pela estiagem. “Precisamos garantir que a população tenha acesso ao básico para sobreviver, e essa medida pode ser importante para salvar vidas”, alertou.
Por Ascom/Deputado Júnior Favacho