Governo do Estado define ações para retomada de cirurgias bariátricas

O Governo do Amapá define ações para a retomada do programa que oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o BariSus. O assunto foi tratado em reunião realizada na quarta-feira, 6, entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pacientes que aguardam na fila para fazer o procedimento.

De acordo com o Governo, R$ 4 milhões de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto foram destinados para o reinício do projeto. As cirurgias serão realizadas no Hospital São Camilo por meio de convênio com a Sesa, que também garante exames pré-operatórios sem custos para o usuário. O programa terá capacidade de operar até 20 pacientes por mês.

“A retomada das cirurgias é um passo muito importante para tratar os casos de obesidade dos pacientes, que têm pressa pelo procedimento. Agora, com a emenda liberada, vamos tratar diretamente com a equipe médica sobre os primeiros 20 pacientes que serão operados e, assim, reorganizar o fluxo das cirurgias”, destacou a secretária Silvana Vedovelli.

O ambulatório do Barisus, localizado na Rodovia Duca Serra, iniciou as atividades no Amapá em 2022, ofertando as seguintes especialidades: endocrinologista, psicologia, fonoaudiologia, cardiologia, anestesista, cirurgião e odontologia.

Documentos para agendamento da consulta

  • Documento com foto (RG ou Carteira de Motorista)
  • Cartão do SUS
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado (com CEP)
  • Encaminhamento médico, com IMC do paciente

Foto: Gabriel Maciel/Sesa