Governo do AP retira tendas do HES instaladas durante pandemia e anuncia entrega de complexo de saúde

O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 19, a retirada das tendas instaladas na área externa do Hospital Estadual de Santana (HES) durante a pandemia da Covid-19.

Montadas em 2020, as estruturas continuaram, por três anos, sendo utilizadas por conta da alta demanda de atendimentos e da reforma do HES.

A operação de retirada contou com equipes de várias áreas, além do serviço de dedetização.

Com a desmontagem das tendas, os atendimentos de urgência e emergência foram redirecionados para o ambulatório do hospital, que fica ao lado, na Rua Costa e Silva, no bairro Remédios. 

O governo anunciou a entrega de um novo complexo de saúde que inclui Pronto Atendimento Infantil e Adulto, maternidade, entre outros serviços.

“Estamos desmontando essas duas tendas, que estiveram aqui durante 3 anos e 7 meses. Conversando com as pessoas hoje, entendemos que esse é um momento importante, simbólico e de vários sentimentos, tanto para o profissional de saúde que trabalhou nelas, quanto para o usuário que ficou entubado e familiares. Era um lugar provisório, que não tinha todas as condições para funcionar, onde perdemos vidas, mas também foi onde muitas outras vidas foram salvas. Para nós é uma grande vitória poder fazer a desmontagem para inaugurar o novo complexo hospitalar e virar essa página”, disse o governador Clécio Luís.

Estiveram presentes também a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli, o secretáio de Infraestrutura, David Covre, a diretora-presidente da Fundação Saúde, Gisela Cezimbra, além de equipes de governo.

“É um momento ímpar para todos, emocionalmente estar aqui e poder ver as tendas sendo desmontadas. Precisamos lembrar que ela salvou muitas vidas, mas que era apenas provisória. Em breve nossos pacientes e profissionais estarão em ambiente digno e estruturado”, destacou Silvana Vedovelli, secretária de Estado da Saúde.

Complexo de Saúde de Santana

A obra de reforma no prédio do Hospital Estadual de Santana iniciou em fevereiro de 2021. A entrega está prevista para esta semana. 

O complexo conta com Pronto Atendimento de Emergência Adulto e Infantil, com 77 leitos clínicos, Centro Obstétrico e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com enfermaria, sala vermelha, farmácia e centro cirúrgico, além da maternidade com capacidade para 20 leitos.

Desde janeiro, foram destinados ao HES um tomógrafo, dois aparelhos de raio-x portáteis e um novo arco cirúrgico, para dinamizar os atendimentos no centro cirúrgico, tornando os procedimentos menos invasivos e ajudando na recuperação dos pacientes. 

Fotos: Aog Rocha/GEA