Governo do AP realiza audiência pública em Laranjal do Jari para debater Plano Estadual de Recursos Hídricos

O Governo do Estado promove, nesta terça-feira, 1º, em Laranjal do Jari, a terceira audiência pública para debater a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/AP). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), busca definir diretrizes, programas e metas para garantir o uso sustentável da água no Amapá.

As audiências públicas, que já ocorreram em Oiapoque e Porto Grande, contam com a participação da população local para que as peculiaridades regionais sejam consideradas na construção do plano. A última etapa será realizada na quinta-feira (3), em Macapá.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, destacou a importância do envolvimento da sociedade na formulação do plano. “Chegamos à terceira etapa de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, um momento importante para construirmos juntos as diretrizes que irão representar cada região. Contamos com a população neste processo que vai viabilizar segurança jurídica, desenvolvimento sustentável e geração de renda, tudo isso associado à conservação desses recursos naturais”, afirmou.

As discussões envolvem o equilíbrio entre conservação ambiental, uso racional dos recursos naturais e desenvolvimento socioeconômico. Além disso, a escuta pública contribui para a implementação de ações voltadas para a eficiência no uso da água, monitoramento e gestão das bacias hidrográficas.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos está estruturado em quatro metas e cinco produtos. Atualmente, a fase de levantamento de dados e diagnóstico está sendo finalizada. O relatório final consolidará as ações propostas e será apresentado em junho, durante a Semana Estadual de Meio Ambiente.

Cronograma das audiências públicas do PERH/AP:

  • Laranjal do Jari
    Data: terça-feira, 1º
    Hora: 13h às 17h
    Local: Escritório Regional do Sebrae/AP
  • Macapá
    Data: quinta-feira, 3
    Hora: 13h às 17h
    Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Amapá

Fotos: Divulgação/Sema