Governo do AP inicia obras de reforma da Maternidade Mãe Luzia em Macapá
O governo do Amapá iniciou na sexta-feira, 3, as obras de reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. A estrutura completou 70 anos em setembro.
Estão previstas reforma da cobertura, readequação de paredes, recuperação de piso, pavimentação externa, instalação elétrica e hidrosanitária, além de melhorias no descarte de resíduos. Outros ambientes já estavam passando por intervenção como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Já estávamos fazendo alguns reparos como a reforma de duas UTIs, mas agora vamos poder fazer a reforma geral que vai mudar completamente o atendimento. É uma obra estimada para 7 meses, que inicialmente vai gerar transtornos, mas que no final valerá a pena e trará mais dignidade para os nossos futuros cidadãos”, destacou o governador Clécio luís.
Foram destinados para a obra R$ 5 milhões, através de emenda do senador Randolfe Rodrigues.
Fundado em 13 de setembro de 1953, o Hospital da Mulher Mãe Luzia é a principal maternidade do Estado do Amapá e única referência para atendimento de neonatologia e gravidez de alto risco.
A unidade hospital realiza cerca de 1.500 atendimentos e 500 partos por mês, sendo que 10% das mulheres que dão entrada na unidade vêm de municípios paraenses como Chaves, Afuá, Breves e Almeirim.
Fotos : Gabriel Maciel e Neto Lacerda/GEA