Governo do AP inicia mutirão para reduzir fila de cirurgias ortopédicas
O Governo do Amapá iniciou na terça-feira,24, um mutirão para reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Hospital de Emergência (HE) Oswaldo Cruz.
A meta é, até o final de fevereiro, operar 150 pacientes. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que dobrou o quantitativo de material especializado como órteses e próteses, abasteceu o Centro Cirúrgico com medicação e correlatos, organizou as salas de atendimento e mobilizou equipes multiprofissionais.
A Sesa informou também que foi consertado um arco cirúrgico, instrumento que ajuda na precisão do procedimento, e que foram ativados 20 leitos para a realização da estratégia.
Em paralelo ao mutirão, os procedimentos tanto do Hcal como do HE continuam normalmente. Nas próximas semanas mais 3 salas cirúrgicas serão equipadas no Hcal para aumentar a capacidade diária da unidade de saúde.
Em fevereiro, o governo fará ainda busca ativa dos pacientes que receberam atendimento no HE e que foram dispensados para casa para aguardarem pela marcação da cirurgia. Em outra etapa, o mutirão passará a atender os demais tipos de procedimento, como os vasculares.
O governador Clécio Luís enfatizou que é preciso combater os acidentes de trânsito, que são causa da maior demanda do HE. “ O mutirão é uma prioridade absoluta, mas também precisamos cuidar das causas. O trânsito, disparado, é o que mais gera os traumas ortopédicos e também contribui para as mortes violentas”, afirmou.
Por Secom/GEA