Governo do AP inclui mais um município em decreto de emergência por estiagem

O governo do Amapá incluiu, nesta quarta-feira, 8, o município de Pracuúba no decreto de emergência por causa da seca prolongada. Ao todo, são 3 cidades declaradas em situação de emergência. O Governo Federal já tinha reconhecido em outubro os impactos em Tartarugalzinho e Amapá.

O documento, assinado pela governadora em exercício, Alliny Serrão, permite maior celeridade no envio de ajuda humanitária para a população afetada pela estiagem e atualiza a lista de cidades impactadas.

“A atualização do decreto de emergência que já foi assinado pelo governador Clécio Luís, foi necessária porque Pracuúba, assim como os demais municípios, enfrenta essa dificuldade da estiagem neste momento. A gente segue daqui trabalhando com esse compromisso de ajudar a melhorar a vida das pessoas”, destacou Alliny Serrão.

Com a assinatura do decreto, a Defesa Civil Estadual vai intensificar as ações no município. Uma delas é levar água mineral para as famílias.

“Agora, o governo do Amapá pode implementar ações com assistência humanitária, porque a gente sabe que, de maneira geral, está sofrendo com falta de água. As ações conjuntas do Estado com o auxílio do Governo Federal são necessárias para que possamos atender as pessoas de maneira satisfatória e, assim, diminuir o sofrimento na região”, informou coronel Alexandre Veríssimo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual.

O governador Clécio Luis e o vice-governador, Teles Júnior, cumprem agendas institucionais fora do estado. A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Alliny Serrão, conduz os trabalhos do Governo até esta sexta-feira, 10.

Foto: Max Renê/GEA