Governo do AP entrega novo Hospital de Santana com 164 leitos clínicos, cirúrgicos e intensivos
O Complexo Hospitalar de Santana foi entregue nesta quinta-feira, 21, pelo Governo do Estado. O novo hospital conta com pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e UTI da maternidade.
No pronto atendimento, são 103 leitos distribuídos nas salas de medicação e observação do paciente, de decisão clínica pediátrica, traumatologia, clínicas médica e cirúrgica, farmácia, centro cirúrgico e UTI, além de ambulatórios, consultórios médicos e sala de gesso.
“É uma melhora significativa, em equipamentos, diagnóstico, estrutura, cuidado e atenção à população de Santana. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais digno aos profissionais, que se dedicam a salvar outras vidas. Esse hospital foi muito sonhado pelos santanenses e agora é realidade, isso é histórico”, destacou o governador Clécio Luís.
A maternidade, que estava em obras há mais de 18 anos, passa a ter capacidade para 61 leitos, 8 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e o restante na Unidade de Cuidado Intermediário (Ucinco), sala vermelha, enfermarias e sala de decisão clínica.
“Estamos entregando um hospital moderno, equipado e bem estruturado para atender nossos pacientes e profissionais. Com muito esforço e trabalho coletivo, a gestão está mudando a realidade da saúde pública de Santana”, disse Silvana Vedovelli, secretária de Estado da Saúde.
O Hospital de Santana recebeu o nome de Raimundo Cordeiro da Rocha em homenagem a um dos empreendedores pioneiros da região.
O Complexo Hospitalar contará ainda com um Centro Obstétrico ligado à maternidade, que será construído, após as obras de reforma e ampliação nos espaços do antigo hospital, ainda este mês.
Fotos: Gabriel Maciel/SESA