Governo do AP entrega novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari

O novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari foi entregue nesta terça-feira, 20. Com ampliação e novo mobiliário, o espaço foi reinaugurado com salas inéditas, como a de Educação Especializada e a de informática, além de acessibilidade e climatização. O Novo Cândido também recebeu equipamentos, incluindo câmeras fotográficas, cavaletes e materiais para produções artísticas. Além disso, foram realizados serviços de paisagismo, instalação de um novo sistema hidrossanitário e elétrico, e a construção de uma nova torre de água com capacidade para 5 mil litros.

“É uma grande satisfação devolver a escola aos professores, alunos e à comunidade escolar. Mantivemos os elementos tradicionais da arquitetura, mas acrescentamos novidades. Não se trata apenas de entregar um prédio, mas de restaurar a memória e a história do Amapá, contada pelas artes plásticas. Todas as gerações de artistas plásticos do Estado foram influenciadas por R. Peixe ou pela escola Cândido Portinari”, comemrou o governador do Amapá, Clécio Luís.

Como parte da programação cultural que celebra o retorno do Cândido Portinari, está aberta ao público a exposição “Casa Nova e Memórias”, do artista R. Peixe. A inauguração também inclui o Varal Literário “Poesia e Sustentabilidade”, um coral infantil e uma estátua viva.

As obras do novo prédio começaram em setembro de 2014, mas enfrentaram períodos de paralisação e rescisões contratuais com empresas. A atual gestão possibilitou a conclusão da obra, seguindo o compromisso com a infraestrutura da educação. O projeto arquitetônico foi coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), respeitando as características arquitetônicas da histórica instituição do Amapá.

Fotos: Israel Cardoso/GEA