Governo do AP entrega nova sala do hospital estadual de Oiapoque para atender indígenas
O Governo do Amapá entregou na sexta-feira, 26, a nova sala do Núcleo Estadual de Saúde Indígena (Nesi) que funciona no Hospital Estadual de Oiapoque, no norte do estado.
O ambiente ganhou uma identidade visual com grafismo dos povos Palikur, Galibi o Marworno, Karipuna e Kali’na. O espaço faz o acolhimento hospitalar, acompanhamento do serviço social, conta com intérprete da língua materna indígena e leva assistência de enfermagem.
“Tenho muito orgulho de ter um ambiente como esse aqui, bonito e feito para recepcionar bem, para acolher bem os indígenas que não têm o hábito de frequentar o hospital. Trazê-los para o melhor conforto emocional possível é fundamental na recuperação deles e devemos esse respeito a eles”, destacou o governador Clécio Luís.
Para a vice-coordenadora do Conselhos de Caciques, Renata Lod, a iniciativa busca valorizar a cultura e as crenças das comunidades indígenas.
“Ter o Núcleo dentro de um hospital para a gente é muito bom. Principalmente quando somos tratados por indígenas que conhecem, inclusive o nosso lado espiritual. Porque quando a gente está doente, a gente entende também que o nosso lado espiritual está doente. Então, ter e reconhecer esse núcleo é muito importante para todos nós”, disse Renata.
O município de Oiapoque concentra 71% da população indígena do estado, abrigando quatro etnias.
“Essa é uma forma de reconhecer a importância de oferecer um acolhimento especializado, e de abraçar as etnias que dependem do serviço oferecido pelo hospital”, pontuou Silvana Vedovelli, secretária de Saúde.
Fotos: Gabriel Maciel/Sesa