Governo do AP e o Serviço Geológico do Brasil firmam parceria para mapear potencial mineral do estado
Na terça-feira, 25, o Governo do Amapá e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, firmaram um termo de cooperação para desenvolver um amplo programa de pesquisa sobre a geologia do estado, englobando temas como hidrologia, agro minerais, transição energética, prospecção mineral, entre outros. Também foi assinado o Protocolo de Intenções para revisão do Plano Estadual de Mineração.
“O estudo e o plano vão nos ajudar de forma estratégica a atrairmos grandes mineradoras que queiram, de forma responsável, ética, sustentável, dentro dos melhores padrões ambientais, fazer a exploração mineral no nosso estado. Todos os estados que fizeram isso que estamos fazendo conseguiram se sobressair e transformar a atividade em um grande segmento econômico”, ressaltou o governador Clécio Luís.
A parceria também busca unir esforços para a captação de recursos financeiros, especialmente do setor de óleo e gás, permitindo ao Serviço de Geologia desenvolver projetos de pesquisas, além de testes e estudos.
“Esse trabalho será fundamental para a gestão responsável e estratégica das águas, para o uso sustentável dos recursos minerais e energéticos, e para o fortalecimento da cadeia produtiva. Nosso compromisso com o Amapá é tornar o ambiente mais seguro para investimentos, para gerar mais emprego e renda”, destacou Inácio Melo, diretor-presidente do SGB.
Fotos: Max Renê/GEA