Governo do AP e Ministério do Desenvolvimento Regional definem ações para apoiar pescadores afetados pela seca

O Governo do Amapá e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) se reuniram nesta segunda-feira, 28, para definir estratégias de apoio aos pescadores impactados pela seca. O encontro, realizado no Palácio do Setentrião, em Macapá, reuniu gestores municipais, representantes da defesa civil, e entidades pesqueiras do estado.

Uma das principais propostas discutidas foi a criação de uma nova Medida Provisória (MP) para incluir o Amapá na lista dos estados em situação de emergência devido à seca. Com isso, pescadores artesanais e profissionais do estado poderão ter acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal, que este ano disponibiliza cerca de R$ 300 milhões para este benefício em todo o país.

Na última quarta-feira, 23, o governador Clécio Luís assinou o decreto de situação de emergência em todo o Amapá por conta da estiagem.

“Conseguimos uma atuação preventiva e eficiente na questão das queimadas, mas a estiagem se intensificou nos últimos dias e isso fez com que os pescadores, agricultores e prefeituras nos procurassem para que tomássemos juntos as medidas para enfrentar esse período, que vai se estender até o fim do ano. Para isso, precisamos da complementação de dados dos municípios para que os benefícios possam chegar diretamente a quem precisa”, destacou Clécio Luís.

A Defesa Civil Estadual também dará suporte técnico aos municípios sem estrutura para conduzir avaliações detalhadas. Após a coleta de dados, o Governo Federal repassará essas informações aos Ministérios da Pesca e da Previdência para assegurar que todas as ações estejam devidamente amparadas.

“Nem todos os municípios têm condições estruturais de realizar uma avaliação detalhada da situação. A proposta é que o Estado, em conjunto com a União, trabalhe para oferecer um suporte completo e rápido aos pescadores e agricultores, setores fortemente impactados pela crise climática atual”, pontuou o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, Alexandre Verissimo. 

Foto: Maksuel Martins/GEA