Governo decreta neste sábado situação de emergência no AP e anuncia pacote de medidas para combater queimadas
O governador do Amapá, Clécio Luís, decreta situação de emergência em todo o estado por conta da forte estiagem e do aumento das queimadas que atingem várias regiões.
O município de Tartarugalzinho, um dos mais afetados pela seca, vai receber uma ação humanitária para atender, de forma imediata, as famílias atingidas. Serão distribuídos kits de higiene, cestas básicas, garrafões de água mineral, caixas d’água, combustível e cinco mil unidade de hipoclorito. Além disso, serão disponibilizados carros-pipa para abastecer as casas e irrigar as plantações.
Segundo o governo, em menos de um mês, já foram registrados mais de 10 mil focos de incêndio no estado. Os municípios de Oiapoque e Amapá também estão sendo afetados.
“Estamos num momento muito crítico. Só para se ter uma ideia, em 2022 o Amapá registrou cerca de 4 mil focos de incêndio, mas esse ano já são mais de 10 mil e ainda estamos no mês de outubro”, destacou o governador.
O decreto foi assinado na manhã de sábado, na Escola Municipal Raimunda Lobato, em Tartarugalzinho. Na ocasião, foi anunciado um pacote de medidas para combater e prevenir novos focos de incêndios.
De acordo com a prefeitura de Tartarugalzinho, a cidade vem sofrendo com as queimadas desde o mês de julho, e a partir de outubro a situação ficou insustentável.
“A Prefeitura fez tudo para amenizar os problemas causados pela estiagem, inclusive, estamos atendendo a população com carro-pipa há mais de 30 dias, mas, agora, o município chegou no limite e, analisando as consequências provocadas pelas queimadas, decidimos pedir ajuda do Governo do Amapá, que prontamente atendeu o nosso pedido e a ajuda já começou a chegar”, disse Bruno Mineiro, prefeito de Tartarugalzinho.
Foto de capa: Prefeitura de Tartarugalzinho/Divulgação