Governador Clécio Luís se reúne com o presidente Lula para tratar de pautas prioritárias do AP
Em Brasília, o governador Clécio Luís será recebido nesta quinta-feira, 23, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de pautas prioritárias do Amapá como o reajuste na tarifa de energia elétrica e a participação do estado na reunião da COP-30, que será realizada em 2025 no Brasil. O encontro foi articulado pelo senador Davi Alcolumbre.
Na agenda no Palácio do Planalto, Clécio Luís irá pontuar o aumento de 44% na conta de luz determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previsto para entrar em vigor a partir de 13 de dezembro, o que fará com que o Amapá tenha a conta mais alta do país.
“Hoje o preço da tarifa energética no Amapá é impagável. Isso não cabe no bolso dos amapaenses, de quem precisa conservar seus alimentos, de quem quer ter acesso a informação e nós não vamos resolver isso de forma isolada. Contamos com a sensibilidade do presidente Lula, pois certamente teremos um problema econômico social gravíssimo”, destacou.
Clécio chegou a se reunir com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar de uma política específica para a questão dos reajustes tarifários na região Amazônica. Na ocasião, houve sinalização de edição de uma medida provisória. Segundo o governador, a reunião com o presidente Lula pode resolver em definitivo a situação.
Amapá na COP-30
Outra pauta importante do encontro será sobre a participação efetiva do Amapá nas discussões do clima durante a reunião da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. O reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.
“A COP é da Amazônia. Podemos e queremos estar inseridos nessas discussões. Somos o estado mais preservado do Brasil, reduzimos o desmatamento esse ano, ao mesmo tempo que seguimos construindo políticas de desenvolvimento sustentável para a população. Portanto, nada mais justo podermos ser parte executora desse processo no país”, concluiu.
O governador está acompanhado dos secretários de estado do Planejamento, Jorge Pires; de Infraestrutura, David Covre; da Representação em Brasília, Asiel Araújo, e do deputado estadual Rodolfo Vale.
Foto: Vinícius Trindade/GEA