Governador Clécio Luís reafirma compromisso com a saúde e inicia 2024 acompanhando atendimentos no HE de Macapá

O governador Clécio luís iniciou o ano de 2024 reafirmando o compromisso com a saúde pública. Nesta terça-feira, 2, Clécio e o vice Teles Júnior retornaram ao Hospital de Emergência (HE) de Macapá e acompanharam os atendimentos na unidade.

Segundo o governo, em um ano, mais de 80 ambientes foram revitalizados na principal unidade de urgência e emergência do Amapá.

Foram investidos mais de R$ 5 milhões em obras que amenizaram problemas crônicos na infraestrutura do HE, como ampliação de leitos de UTI, e um novo telhado, que evitou goteiras em 2023, nas fortes chuvas que inundavam enfermarias.

“Há exatamente um ano eu estava aqui com o vice-governador e fizemos a nossa primeira imersão no HE. Ouvimos as pessoas, para garantir um fluxo de atendimento cada vez mais humano e moderno, e começamos, então, a promover uma mudança no Hospital de Emergência. Hoje, temos uma realidade completamente diferente, desde a recepção até a fachada”, destacou Clécio Luís.

O governador também reforçou o compromisso firmado em 2023 para a construção do novo HE. O investimento será de mais de R$ 110 milhões e vai permitir a ampliação da capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública do estado.

“Nós entregamos outras unidades hospitalares e vamos entregar mais, vamos construir um novo HE, com recursos destinados pelo senador Davi, e não vamos parar. A saúde continuará sendo a nossa grande prioridade”, afirmou.

Mudanças

  • Ampliação em 150% da capacidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que, agora, conta com 10 leitos e equipamentos que vão desde máquina de hemodiálise a desfibrilador
  • Reforma de 19 enfermarias, banheiros, laboratórios, corredores, salas de repouso e consultório
  • Instalação de 45 centrais de ar, de janelas que estavam sem a proteção contra sol e chuva, bebedouros, além da substituição de todo o forro e telhado do prédio
  • Aquisição de novos equipamentos de imagem, como aparelhos de raio-X fixo e portátil, além de ultrassom e arco cirúrgico
  • Aquisição de 60 novas camas para os leitos
  • Farmácia totalmente abastecida com medicamentos, insumos e correlatos

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) segue executando serviços dentro do hospital, com melhorias na estrutura da farmácia, bloco de nutrição, telesaúde, sala amarela, expurgo do centro cirúrgico e em mais uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI 1).

Fotos: Gabriel Maciel, Paolla Gualberto e Netto Lacerda/GEA