Governador Clécio Luís assina projeto de lei para reestruturação da carreira dos servidores militares do AP
O governador Clécio Luís assinou, nesta quinta-feira, 20, o Projeto de Lei Complementar que visa a reestruturação da carreira dos servidores militares do Amapá. A cerimônia ocorreu no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá. A medida é fruto de um amplo diálogo com as associações da categoria, que permitiu um debate construtivo e resultou em um projeto histórico para os militares.
O novo modelo de tabela salarial beneficia tanto os novos integrantes quanto os veteranos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, respeitando as especificidades da carreira militar e reconhecendo a importância desses profissionais para a segurança do estado.

“Reunimos com as associações e fomos para a mesa em um debate franco e conseguimos construir algo histórico: uma tabela nova para a Polícia militar e Corpo de Bombeiros, que privilegia tanto os novatos como os veteranos, respeitando as características que são próprias dos militares e os valorizando, pois um estado forte passa por uma cidade segura”, afirmou o governador Clécio Luís.
A principal mudança da nova tabela é o aumento no número de níveis salariais, passando de quatro para dez, permitindo progressões mais frequentes e um crescimento contínuo ao longo da carreira. Esse novo sistema visa aumentar a motivação dos profissionais e fortalecer a segurança pública do estado.
Outra inovação importante é a antecipação da primeira progressão salarial, que antes ocorria apenas após oito anos de serviço. Com a nova tabela, a primeira progressão será realizada antes do final do estágio probatório, a cada 30 meses (2,5 anos). Além disso, a tabela introduz aumentos progressivos e cumulativos, o que proporciona um aumento real na remuneração dos militares ao longo do tempo.
Fotos: Luhana Baddini/Agência Grito