Golpistas criam falsa Central de Atendimento do INSS para enganar segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) vem alertando que golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” e se aproveitando até da imagem da Helô, que é a assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular, via WhatsApp.

De acordo com o INSS, os criminosos possuem algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade e obterem mais dados. Assim, o Instituto orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.

A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS e nunca busca o segurado pelo WhatsApp para “conversar” com ela. O chatbot irá solicitar apenas duas informações para iniciar o atendimento: nome e CPF. Depois, é só iniciar.o dados pessoais, fotos ou documentos.

O que fazer em caso de tentativa de golpe?

O INSS orienta que o segurado denuncie nesse link:  https://falabr.cgu.gov.br/Login/Identificacao.aspx? as tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.

Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos, por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso.

Fonte: INSS