‘Golpe da Facção’: Polícia Civil indicia homem do RJ suspeito de extorquir empresária de Macapá
Na manhã desta quarta-feira, 22, a Polícia Civil do Amapá indiciou um homem de 21 anos, residente em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, pelo crime de extorsão majorada contra uma empresária de Macapá.
O crime ocorreu no dia 11 de janeiro, quando o suspeito entrou em contato telefônico com a vítima, afirmando que uma facção criminosa invadiria a residência dela e causaria graves danos à sua família.
Sob coerção, a empresária transferiu dinheiro ao criminoso e, em seguida, registrou o caso na Polícia Civil.
Durante as investigações, o suspeito foi identificado como um indivíduo com extensa ficha criminal por fraudes e extorsões no estado do Rio de Janeiro. Segundo o delegado Leandro Vieira Leite, titular da Delegacia Especializada nos Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), essa prática criminosa, conhecida como “Golpe da Facção”, tem se tornado frequente em Macapá.
Nessa modalidade de crime, os golpistas fazem ameaças graves por telefone ou mensagens de texto, exigindo dinheiro das vítimas. “Caso você receba mensagens ou ligações de alguém se passando por membro de uma facção criminosa e ameaçando sua integridade física, não acredite, isso é um golpe”, alertou o delegado.
Os criminosos frequentemente utilizam informações pessoais das vítimas obtidas na internet para aumentar a intimidação. A Polícia Civil recomenda o bloqueio das ligações e mensagens e orienta que as vítimas procurem uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
Fotos: PC/Divulgação