Fundação de Saúde lança ações para promover bem-estar e reduzir estresse ocupacional em hospitais do AP

Os profissionais da saúde lidam diariamente com pessoas em situação de vulnerabilidade, o que exige não apenas habilidades técnicas, mas também a capacidade de gerenciar altos níveis de estresse, mantendo a empatia com os pacientes e relações saudáveis com a equipe. Para aprimorar a assistência hospitalar e garantir um ambiente de trabalho mais equilibrado, foram implantados programas de cuidados em saúde mental e bem-estar dentro das unidades hospitalares e na sede da Fundação de Saúde do Amapá.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse ocupacional está entre as principais causas de afastamento de profissionais no setor público, impactando tanto a qualidade de vida dos trabalhadores quanto o atendimento prestado.

A psicóloga Camila Freitas destaca que há uma relação direta entre o bem-estar dos colaboradores e a qualidade dos serviços oferecidos.

“Instituições que investem no bem-estar dos seus profissionais, principalmente no aspecto mental, registram maior satisfação interna e produtividade. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho saudável, propício ao acolhimento e ao desenvolvimento humano”, afirma Camila.

O programa inclui reuniões com gestores, rodas de conversa, pesquisas de clima organizacional, entrevistas para identificar fontes de estresse, além de grupos de escuta e apoio emocional. Também serão promovidas capacitações sobre inteligência emocional e manejo do estresse. As atividades seguem no dia 19, com palestras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, e no dia 21, no Anexo do Hospital de Emergências (HE).

“Nosso compromisso é cuidar de quem cuida da gente. Profissionais motivados e assistidos garantem um atendimento mais humanizado e eficiente para a população”, ressalta a presidente da Fundação, Gisela Cezimbra.

Sobre a Fundação de Saúde

Criada em 2022 pelo Governo do Amapá, a Fundação gerencia o Anexo do Hospital de Emergência (HE), a Unidade Estadual de Internação (UEI), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e o Hospital Regional de Porto Grande. Seu foco está na humanização, gestão eficiente, inovação e adoção de novas tecnologias para melhorar a assistência hospitalar no estado.

Fotos: Ascom/Fundação de Saúde