Fundação de Saúde Amapaense capacita enfermeiros do Anexo do HE em tratamento de feridas
A Fundação de Saúde Amapaense promoveu, nos dias 10 e 11 de abril, uma capacitação voltada aos profissionais do Anexo do Hospital de Emergência (HE) Dr. Oswaldo Cruz. O treinamento teve como foco a avaliação, tratamento de feridas e uso adequado de coberturas, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento prestado aos pacientes internados na unidade.
A capacitação foi direcionada aos enfermeiros, que atuam diretamente na assistência diária, e abordou temas essenciais, como definição e classificação de feridas, processo de cicatrização, técnicas de avaliação e limpeza, além da escolha correta dos materiais para cada tipo de lesão. Também foram reforçados os objetivos dos curativos: prevenir infecções, promover a cicatrização, facilitar a drenagem e aliviar a dor.

Segundo Talissa Gouveia, responsável técnica de enfermagem do Anexo do HE, cerca de 50% dos pacientes atendidos na unidade apresentam algum tipo de lesão, como úlceras venosas, arteriais e pé diabético. “Esse treinamento é voltado aos nossos enfermeiros, que são os responsáveis diretos pelos curativos. A capacitação visa especializá-los para realizarem procedimentos de maior qualidade, com foco na cicatrização e na evolução das feridas, que muitas vezes são crônicas e de longa duração. Estamos melhorando a qualidade da nossa assistência”, explicou.
De acordo com Gisela Cezimbra, presidente da Fundação de Saúde, o domínio sobre coberturas especializadas é fundamental para garantir um atendimento mais eficaz, especialmente nos casos mais complexos.

“A Fundação tem o objetivo de investir continuamente na capacitação dos profissionais e na melhoria da assistência. Muitas vezes, lidamos com pacientes emocionalmente abalados por conviverem com uma lesão de difícil cicatrização. Um curativo bem feito, por um profissional capacitado, devolve dignidade e melhora a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou.
Fotos: Ascom/Fundação de Saúde Amapaense