Funai e Dsei confirmam desaparecimento de helicóptero com três tripulantes na Amazônia

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou nesta quinta-feira, 17, o desaparecimento de mais de 24 horas de um helicóptero da empresa Sagres, contratado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará.

O engenheiro da Funai, José Francisco Vieira, o comandante Tenente-Coronel Josilei Gonçalves e o mecânico identificado apenas como “Gabriel” estão entre os desaparecidos, informou o governo federal. Eles estavam em serviço de inspeção de pistas de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Foto: Empresa Sagres/Reprodução

Segundo a Funai, a equipe decolou às 12h de quarta-feira, 16, do polo base Bona, na aldeia Maritepu, no interior do Pará, e deveria ter chegado por volta de 14h, no Aeroporto Internacional de Macapá, ainda no mesmo dia. As operações de buscas e salvando foram reforçadas para apurar mais informações sobre o caso.

O Governo do Amapá disponibilizou o Grupo Tático Aéreo (GTA), que possui experiência de sobrevoos na região do Tumucumaque. A aeronave que participa das buscas é da Aeronáutica equipada com tecnologia para esse tipo de operação.

Foto de capa: Zig Koch/ARPA