‘Fórum Sebrae de Conhecimento’: casos de sucesso e troca de experiências marcam primeiro dia do evento

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) promove nos dias 30 e 31 de agosto, o Fórum Sebrae de Conhecimento.

A abertura do evento aconteceu na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, e contou com a participação de Carol Paiffer, especialista no mercado empresarial nacional, Talk Show de empresários locais, além de compartilhamento de experiências que garantiram o sucesso do primeiro dia de Fórum.

O evento desperta competências pessoais, sociais e profissionais, a partir do empreendedorismo, promove disciplina de alta performance e inspira os participantes para empreender e inovar nos negócios.

“Nós finalizamos o primeiro dia do Fórum Sebrae de Conhecimento, um evento extraordinário com troca de experiências e participação total do público. O Sebrae conseguiu proporcionar uma noite cheia de informação e inspiração para todos os participantes, promovendo conhecimento sobre diversos segmentos empresariais, marketing e gestão de negócios”, disse Suelem Amoras, diretora técnica do Sebrae.

O empresário e participante do evento, Leonardo Nunes, destacou a importância do Fórum e pontuou como uma experiência enriquecedora e transformadora.

“Esse evento foi sensacional, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que estão em ascensão na atualidade, empresários com modelos e propostas inteligentes, inovadoras e inspiradoras. Foi um momento de muito aprendizado e eu pude ver como o empreendedorismo é capaz de abrir portas para a população aqui do extremo norte do Brasil”, disse.

Os palestrantes locais se apresentaram no formato de Talk Show. O primeiro dia do evento contou com a apresentação de 2 casos de sucessos: a Empresa Vale do Amazonas e o Grupo Urbano.

“Nós somos a primeira agroindústria especializada em derivados de mandioca do estado do Amapá, e a nossa parceria com o Sebrae começou no Projeto Mandiocultura Crescer no Campo, logo, estar aqui hoje, é uma honra pois a instituição esteve nos acompanhando em diversos passos, tanto na produção como na parte industrial da empresa”, relatou a empresária Sandra Siqueira, sócia proprietária da Empresa Vale do Amazonas.

Para o empresário Fábio Fernandes, o Sebrae é um parceiro de longa data, que contribuiu para o estabelecimento da empresa, auxiliou com gestão, vendas, organização e logística de produtos.

“Somos muito gratos por estar aqui no Fórum Sebrae de Conhecimento, porque é impossível falar da história da nossa empresa sem citar a instituição. O Grupo Urbano começou com um Foodtruck e hoje contabiliza três empresas, todas com o apoio e acompanhamento do Sebrae, e nós queremos continuar expandindo e seguir com essa parceria”, destacou Fábio Fernandes, sócio proprietário do Grupo Urbano.

Segundo a empresária e investidora internacional Carol Paiffer, que ministrou a Palestra Transformando Ideias em Realidade, o empreendedor pode ter um baita de um negócio, mas se não cuidar dos números , não vai dar certo e destaca três características do empreendedor – Visão de Negócios, Capacidade de Inovação, e Determinação e Persistência.

“Ele precisa enxergar aquilo como negócio, significa olhar para uma oportunidade e entender que aquilo pode ser um negócio, e ninguém nasce assim, é treino; quando você coloca no seu radar ‘treinar’, você treina a sua visão, é um exercício e começa a olhar de uma forma mais inteligente para as oportunidades; segundo ponto bem importante, é a Capacidade de Inovação, estamos falando muito sobre inovação. Inovação não é criar algo que ninguém criou na vida, é você fazer algo diferente, mais eficiente, coisas que simplificam, que otimizam o tempo das pessoas, isso é inovação. O empreendedor tem que ter essa capacidade de olhar para um negócio e identificar que esse processo não está inteligente, vamos melhor e criar outra forma de ter receita, vamos aumentar o nosso faturamento”, disse Carol Paiffer.

Ela é especialista e graduada em Administração de Empresas, atua no mercado financeiro desde 2005, e é CEO da Atom, a maior empresa de Traders da América Latina; além de sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, fundadora do Êxito Ladies; e apresentadora do Quadro Café com Mercado do UOL Economia que soma mais de 830 mil seguidores nas redes sociais.

O primeiro dia do Fórum Sebrae de Conhecimento 2023 contou com a presença da diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante e da diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras. A programação teve continuidade nesta quinta-feira, 31.

Por Ascom/Sebrae