Fortaleza de São José de Macapá vai passar por restauração; Contrato será assinado entre Governo e BNDES

A Assinatura do contrato entre o Governo do Amapá e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para restauração da Fortaleza de São José está prevista para o dia 4 de fevereiro, data de aniversário de 264 anos de Macapá.

A partir do Plano de Negócios, elaborado em parceria com o Sebrae, o Estado apresentou à instituição financeira o projeto básico da revitalização do monumento e seu entorno, com a reestruturação de diversos pontos. Já foi aprovado por duas instâncias do banco e se encontra na fase final de elaboração do contrato para liberação dos recursos.

O recurso, de cerca de R$ 26 milhões de reais, será investido nas obras de revitalização da Fortaleza que devem abranger pontos localizados na área da poligonal da Fortaleza, quadrante que se estende da Avenida FAB, Rua São José, até a orla de Macapá – trecho que vai do Píer do bairro Santa Inês até o Igarapé das Mulheres.

O monumento também se prepara, junto com outras 18 fortificações brasileiras, para receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, outorgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Fonte e foto: Ascom/Gea