Forças de Segurança Pública deflagram operação contra o crime organizado no AP
Equipes da Força de Segurança Pública compostas por 150 agentes cumpriram 28 mandados de busca e apreensão em Macapá, durante a operação denominada “Bessa”, deflagrada nesta quarta-feira, 29, contra as facções criminosas no Amapá.
A ação percorreu vários bairros da capital e contou também com revistas dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), onde estão presas lideranças de facções.
As forças de segurança apreenderam 7 armas de fogo, 95 munições de diversos calibres, R$ 3,1mil em dinheiro, 26 porções cocaína, 2 porções de maconha e 43 porções de crack, além de 8 celulares e materiais usados para embalar e comercializar drogas. Além disso, foram presas treze pessoas em flagrante.
“Percebemos um aumento na criminalidade nos últimos meses e desenvolvemos uma ação integrada visando a diminuição desses índices, principalmente os índices de homicídios na capital. A Sejusp desenvolveu um plano de ação com enfrentamento efetivo contra os grupos criminosos”, disse Paulo Reyner, secretário adjunto da Segurança.
Na penitenciária, participaram das revistas 24 policiais penais, alunos do Curso de Formação, Grupo Tático Prisional (GTP) e o Canil da Polícia Militar.
“Os materiais apreendidos na penitenciária serão encaminhados para o Núcleo Disciplinar para que apure a conduta dos internos e também para a Polícia Civil para que prossiga com as investigações. Essa é uma ação muito importante para desarticular grupos criminosos dentro do presídio”, disse Luiz Carlos Gomes, diretor do Iapen.
Fazem parte da operação, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), com apoio da Polícia Militar (PM-AP).
O nome da operação é uma homenagem ao policial civil Guaraci Almeida Bessa, profissional que atuou no combate ao crime no Amapá e que faleceu no início desta semana.
Fotos: Polícia Civil/Divulgação