Força-tarefa: Governo do AP divulga balanço de 104 dias de combate a incêndios florestais
O Governo do Amapá divulgou nesta quinta-feira, 30, o balanço de 104 dias da força-tarefa montada nos municípios para combater as queimadas e incêndios florestais. Imagens de 15 satélites que realizam o monitoramento de áreas registraram 51.301 focos de calor e 2.457 de incêndios de agosto a novembro de 2023.
O balanço aponta um aumento de 150% na quantidade de focos de incêndio em todo o estado em comparação com dados do mesmo período do ano passado. Outubro foi o mês com maior registros: 1.063 focos, número que equivale a 42,4% das ocorrências de agosto a novembro.
Municípios com maior incidência de queimadas
- Mazagão: 174 focos
- Oiapoque: 153 registros
- Macapá: 163 ocorrências
“Este foi o ano com o maior número de registros de focos de incêndio da história, com a segunda maior temperatura já registrada no Amapá. Então, fazer o balanço de todo esse trabalho de integração que foi realizado é muito importante para mostrar que hoje temos uma situação mais favorável para nossa população. Com essa experiência, estamos mais preparados para o que vamos enfrentar no ano que vem”, disse o governador Clécio Luís.
Segundo o governo, os 16 municípios enfrentam situações de emergência por estiagem, queimadas e incêndios florestais. Desde o dia 13 de agosto foram deliberadas as primeiras forças-tarefas de enfrentamento às situações emergenciais. Também foi criada a Sala de Situação para definir estratégias de auxílio à população atingida e de combate também à estiagem e salinização das águas do Rio Amazonas no estado. O numero de pessoas afetadas some o total de 201.195 mil.
Foto de capa: Maksuel Martins/GEA