Força Tarefa de Segurança Pública deflagra operação de combate ao tráfico de drogas e organização criminosa no Amapá
A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá cumpriu, na manhã desta terça-feira (20), 50 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão preventiva em vários bairros de Macapá e no Iapen. Cerca de 450 policiais participaram da ação denominada “Armagedom”. A investigação identificou diversos suspeitos de integrar facções criminosas, responsáveis pelo tráfico de drogas e prática de diversos crimes violentos na capital.
A Força Tarefa verificou ainda que os suspeitos organizavam a prática de crimes por meio de grupos de rede social, onde havia aproximadamente 200 membros e mais de 9 mil mensagens trocadas, sendo a maioria de cunho criminoso.
A investigação constatou que os integrantes atuavam em diversas frentes: mantendo moradores na “lei do silêncio” nas comunidades, ameaçando e realizando monitoramento de viaturas policiais, além de possuírem uma espécie de “tribunal do crime”, aplicando punições aos membros da própria facção que não seguiam as ordens das lideranças, presas na penitenciária.
Fazem parte da ação da Força Tarefa de Segurança Pública: Polícia Federal, Bope, Força Tática, 1º, 4º e 6º Batalhões da Polícia Militar, GTA, Corpo de Bombeiros Militares, Core da Polícia Civil e Grupo Tático Prisional – GTP, além do Núcleo de Inteligência do Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, armas e organização criminosa. Caso sejam condenados, poderão cumprir pena de até 35 anos de reclusão.
Comunicação Social da Força Tarefa de Segurança Pública
Foto: MP-AP