Força-tarefa avalia incêndio que atingiu almoxarifado do Lacen

O Governo do Amapá coordena uma ação conjunta que permite a continuidade das atividades do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) – como a realização de exames para detectar covid-19 – após um incêndio de médias proporções que atingiu o almoxarifado da unidade neste sábado, 11. A diretora-executiva do Lacen, Lindomar dos Anjos, detalha que nenhum serviço foi comprometido, uma vez os laboratórios não foram atingidos pelo sinistro, que causou perda de de materiais e insumos. “Em uma ação conjunta de Governo, estamos aqui para dar celeridade na continuidade dos serviços. O Laboratório de Biologia Molecular, onde são feitos exames de doenças virais, como a covid-19, não foi atingido e possui insumos para mais de uma semana de serviços”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) já trabalha na mudança do almoxarifado para outra sala e também na adesão de maquinário frigorífico, que foi perdido no sinistro.A Defesa Civil está preparada para a logística de busca de novos insumos para manter os serviços funcionando. Os materiais de laboratório para exames de covid-19 são fornecidos pelo Ministério da Saúde e, em situações de emergência, são imediatamente enviados. O laudo da Polícia Científica com avaliação sobre o sinistro será divulgado no prazo de 10 a 20 dias.

Lacen

Como parte da Vigilância em Saúde, o Lacen realiza diagnóstico laboratorial de doenças de média e alta complexidade de interesse da saúde pública e também faz o monitoramento e controle de qualidade de produtos como alimentos, medicamentos e água, assim como analisa amostras ambientais para identificação de contaminantes e pesquisas científicas na área da saúde em todo Estado.

Texto: Ascom/Gea