Folia Literária Internacional começa nesta quinta com homenagens, shows e vasta programação cultural no Parque do Forte
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove a partir desta quinta-feira, 7, a Folia Literária Internacional do Amapá, em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções) e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. O evento, que acontece até domingo, 7, no Parque do Forte, na orla de Macapá, busca fortalecer o mercado editorial, apresentar novos escritores e músicos, e fomentar a formação de novos leitores.
Com estruturas já em fase avançada de montagem, o evento vai receber a população e convidados, oferecendo espaços para encontros com renomados escritores locais, nacionais e internacionais.
A programação será aberta com o show do cantor recifense Lenine e contará com rodas de marabaixo, apresentações de músicos locais e regionais e intervenções artísticas espontâneas. Também serão homenageados o escritor e compositor Fernando Canto (in memoriam) e a escritora e poetisa Maria Helena Amoras.
Ao longo de quatro dias, a programação incluirá uma série de atividades voltadas à literatura e às artes, como barracões, espaços literários, palcos, estandes, tendas, sala de leitura, praça de alimentação, além de feiras de livros, artesanato e manualidades.
Entre os destaques, estão as homenagens a grandes nomes da literatura e poesia do Amapá, mesas temáticas, shows musicais, rodas de conversa, oficinas, palestras, lançamentos de obras e intervenções culturais. Essas ações têm o objetivo de incentivar as políticas públicas para o Livro, Leitura e Literatura no estado.
Fotos: Márcia do Carmo/GEA