Fiscalização apreende 25 balanças irregulares de feiras e supermercados de Macapá e Santana
Uma fiscalização conjunta do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AP) e do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) apreendeu nesta quarta-feira, 27, cerca de 25 balanças irregulares. A ação faz parte da operação “Semana Santa” que durante três dias fiscalizou feiras e supermercados de Macapá e Santana.
Segundo os fiscais, as balanças apreendidas não atendem às especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Durante a ação, também foram fiscalizadas as formas de pagamento, tabela de preços e o acesso visível ao Código do Consumidor. Um supermercado foi notificado após a fiscalização constatar no local a venda de produtos vencidos.
“Orientamos os consumidores a sempre verificar se a balança possui o selo, marcas e credenciamento do Inmetro. Caso não, eles devem denunciar aos canais de atendimento dos órgãos de fiscalização para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, disse Dozinete Vaz, gerente de Metrologia Legal do Ipem.
O Procon alerta que a balança doméstica não é autorizada na pesagem de produtos para comercialização.
“Com o aumento da demanda nas feiras durante a Semana Santa em busca desses produtos, principalmente do peixe, a iniciativa busca garantir a confiança dos consumidores durante o período de alta demanda por alimentos específicos, promovendo um comércio mais justo e transparente”, destacou Matheus Costa, diretor-presidente do Procon.
Fotos: Divulgação/Procon