Filme amapaense estreia em cinema virtual do Paraná essa semana
O filme “Cartografia Sentimental Tucuju” vai estrear na programação virtual do Cine Passeio – tradicional cinema de rua de Curitiba, no Paraná. A exibição do audiovisual poderá ser acessada a partir de quinta-feira, 11, e ficará disponível gratuitamente, por uma semana, para ser assistido de qualquer estado ou país em horário livre.
A produção amapaense foi contemplada pelo edital Pimpolho Sanches, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), garantindo fomento à programas, projetos e ações artísticas e culturais continuadas, através da lei Aldir Blanc.
O projeto é uma obra audiovisual experimental, dirigida por Cleber Braga e realizada em parceria com o coletivo Tenebroso Crew, e propõe uma reflexão sobre a capital Macapá. O enredo conta performances de diferentes artistas e agentes culturais locais, atravessando diferentes histórias a partir da conexão de um lugar autobiográfico e também amazônida, mais especificamente amapaense.
De acordo com o diretor do filme, o projeto sobre a cultura e produção artística com as características amapaenses tem como missão levar mais informações da região Norte para o Brasil e o mundo. Braga destaca que articula a veiculação em níveis nacional e internacional, por meio de cinemas, TVs e festivais de audiovisuais.
“Além de levar o Amapá para outros lugares, o filme também propõe fortalecer o sentimento de reconhecimento das próprias pessoas da região, enquanto valor, porque se existe uma riqueza neste lugar, no meu entendimento, é essa riqueza humana”, disse.
O audiovisual conta com participações de artistas amapaenses, entre eles: Mc Deeh, Pretogonista, Laura do Marabaixo, Maniva Venenosa, Banzeiro do Brilho-de-Fogo, Ana Caroline, Carla Antunes, Jones Barsou, entre outros. A trilha sonora é do músico macapaense Paulinho Bastos.
Após a estreia no Cine Passeio, entre os dias 11 e 18 deste mês, o filme entrará num circuito virtual e será disponibilizado através do canal oficial no YouTube do projeto Cartografia Sentimental Tucuju.
Texto e foto: Ascom/ Gea