Filhote de peixe-boi resgatado em comunidade ribeirinha é acolhido no Bioparque da Amazônia
O Bioparque da Amazônia ganhou um novo morador nesta terça-feira, 8. Trata-se de um filhote de peixe-boi resgatado na comunidade São Bernardo, no município de Afuá (PA). O animal foi encontrado sozinho, sem a presença da mãe, por moradores da região, que acionaram os órgãos ambientais para realizar o resgate com segurança e encaminhá-lo a Macapá.
A operação foi realizada por equipes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e da Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental.
De acordo com os primeiros exames, o filhote tem cerca de 30 dias de vida e mede 95 centímetros. Ele foi batizado de Bernardo, em homenagem ao igarapé da comunidade onde foi encontrado.
O veterinário Luiz Sabioni, responsável pelo acompanhamento do animal, explicou as condições em que o peixe-boi chegou. “Quando pegamos o Bernardo, ele estava com um machucado na boca e apresentava sinais de desidratação. Iniciamos imediatamente o tratamento para cuidar dos ferimentos e reidratá-lo. Agora vamos seguir com exames para avaliar como está a saúde dele”, informou.
Por ter sido separado da mãe, Bernardo precisará de cuidados especiais. Peixes-boi são alimentados exclusivamente com leite até aproximadamente dois anos de idade, quando iniciam a transição para alimentos sólidos. Até lá, ele será alimentado manualmente pelos cuidadores do Bioparque.
O objetivo principal do trabalho de reabilitação é preparar o filhote para um futuro retorno ao habitat natural. Durante sua permanência no Bioparque, Bernardo será submetido a exames periódicos para acompanhar seu desenvolvimento e garantir uma nutrição adequada.
Foto: Rarison Jonnes/ PMM