Festival Brasil Sabor: eleitos os três melhores chefes de cozinha e melhor bartender do país
Encerrou no domingo, 2, a 18ª edição do Festival Brasil Sabor promovida pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento iniciou no dia 31 de maio com o objetivo de valorizar a gastronomia amapaense.
O festival aconteceu pela primeira vez no Trapiche do Santa Inês com mais de 50 mil visitantes por noite, de acordo com dados da Abrasel. No encerramento da programação, foi escolhido o melhor bartender do Brasil.
João Luiz Klauck, de 38 anos, representando Santa Catarina, foi o vencedor da competição. Trabalhando como bartender há mais de 15 anos, ele apresentou uma bebida que utiliza as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) em sua composição, inspirado na atmosfera de quem vive nos litorais.
“Trouxe um coquetel que representa bastante a minha identidade cultural, que é a beira da praia. Sou criado na beira do mar e uso como ingredientes, a erva baleeira, um arbusto nativo da restinga e também a capuchinha, ingredientes de fácil acesso e ótima qualidade e que dão um toque especial na bebida”, destacou.
Lucas Uchôa, de 29 anos, que foi o representante do Amapá, conquistou o terceiro lugar na competição. O jovem assinou um drink intitulado “Peconha” que tem como base o açaí, a tequila e o licor de laranja.
“Estou muito feliz de ter participado do concurso representando meu estado e por meio dele, ter fortalecido os laços e criado uma rede de contatos com profissionais incríveis de outros estados. Foi um momento de aprendizado, vivências e confraternização”, disse Lucas.
A segunda colocação ficou com o estado do Pará.
Melhores chefes de cozinha
No sábado, 2, com 26 chefes de todo país na disputa, foram eleitos os três melhores. A etapa nacional do Abrachefs 2024 foi vencida pelo chefe Gustavo Satil, de 30 anos, do estado de Goiás, que preparou uma receita com base no filé de filhote.
“Fiz um mosaico de filhote semicru, selado com molho francês de gordura, azeite e limão e um tuile, que é um crocante de fubá. Quando fui sorteado para fazer um prato com o filhote, já estava com uma ideia sobre o que iria fazer e deu certo”, disse o vencedor.
O segundo lugar da competição de gastronomia ficou com André Boratto, de 48 anos, do estado de São Paulo, e o terceiro foi para Roraima, representado pelo chefe Jorge Cardoso, de 37 anos.
Fotos: Jorge Júnior