Festa de São Tiago é incluída no calendário de eventos do Ministério do Turismo

A Festa de São Tiago, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do Amapá, foi incluída no calendário de eventos do Ministério do Turismo. O objetivo é divulgar a festividade, além de reconhecer seu valor religioso, histórico, cultural e social.

O governo do estado atuou junto com o MTur para incluir a festa secular nos destinos turísticos do país. A página calendário nacional de eventos é uma ferramenta que reúne os principais eventos e festividades do Brasil e apresenta oferta regional de programações turísticas.

“Além de agregar valor à imagem dos destinos turísticos locais, a meta do governo é incluir mais programações com as nossas agendas oficiais e mostrar o que o Amapá tem de melhor a oferecer aos turistas que buscam planejar suas viagens pela Amazônia brasileira”, destacou a secretária de Turismo (Setur), Anne Monte.

No link, podem ser feitas buscas por município, estado, tipo de evento, categoria, data ou período.

Festa de São Tiago

A festividade ocorre desde 1777 no município de Mazagão, entre os dias 16 e 28 de julho. A história retrata a aparição do padroeiro como um soldado anônimo, que lutou ao lado do povo cristão contra os mouros, e garantiu a vitória no conflito.

A tradição, que completa 246 anos em 2023, inclui rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto. O ponto alto da programação é a encenação da batalha entre mouros e cristão, que ocorre nos dias 24 e 25 de julho, quando é celebrado o Dia de São Tiago. É um dos mais momentos mais celebrados pelos moradores da vila e turistas.

Fotos: Arquivo/GEA