Feriado de ‘Cabralzinho’: veja como fica o horário de funcionamento de comércio e serviços
Nesta quarta-feira, 15 de maio, é feriado estadual, Dia de Cabralzinho. Em razão da celebração, comércio, bancos e órgãos públicos terão horário de funcionamento alterado. A data foi instituída em maio de 2017 em homenagem ao general Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, personagem histórico considerado herói nacional.
Instituições públicas
Não haverá expediente nos órgãos do governo estadual, com exceção para os que desenvolvem os serviços considerados essenciais como saúde e segurança pública. O expediente volta ao normal na quinta-feira, 16.
A prefeitura de Santana transferiu o feriado de quarta para o dia 17 de maio somente no âmbito de Subsecretaria da Central de Licitações em função da abertura do pregão eletrônico referente a registro de preços para futura e eventual aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar da rede pública municipal. Nos demais órgãos da administração direta e indireta do município, o feriado de Cabralzinho será mantido no dia 15.
Também não terá expediente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público do Estado (MP-AP). O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) vai funcionar em regime de plantão.
Agências bancárias
Os bancos não vão abrir no feriado de Cabralzinho. O atendimento ao público volta ao normal na quinta.
Comércio
No centro comercial de Macapá e Santana, o varejo de gêneros alimentícios funciona no feriado, das 7h às 0h. Lojistas, varejo de calçados, móveis e eletrodomésticos, materiais de escritório e papelaria, e representantes comerciais abrem das 8h às 18h. Os segmentos do comércio varejista de materiais de construção, elétrico e hidráulico funcionam das 8h às 15; Atacado de gêneros alimentícios, das 8h às 13h.
Restaurantes, lanchonetes e similares funcionarão conforme as normas de cada município.
Shoppings
Lojistas, varejo de calçados, móveis e eletrodomésticos e materiais de escritório e papelaria funcionam das 12h às 22h.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionam normalmente nesta quarta, 15.