Feriadão de Carnaval: veja como ficam os horários de bancos e comércio no AP
Comércio e agências bancárias terão os horários de funcionamento alterados por conta do feriado de Carnaval, de segunda-feira (03/03) a quarta-feira(05/03).
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda-feira, (03/03) e na terça-feira (04/03) de Carnaval. Já na Quarta-Feira de Cinzas, (05/03), o início do expediente ao público começa às 12h, no horário local.
O calendário de feriados bancários segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.
Nesse período, sem expediente nos bancos, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamentos.
As contas de consumo como água, energia, telefone e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, no caso, na quarta-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Comércio
Com relação ao centro comercial, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio) informou que, na terça-feira de carnaval, o segmento de atacado de gêneros alimentícios em Macapá e Santana não funciona, apenas o de varejo, de 7h às 13h.
Segmentos de varejo de calçados, lojistas, materiais de escritório e papelaria, varejo de materiais de construção, elétrico e hidráulico não funcionam no feriado. Já o varejo móveis e eletrodomésticos e representantes comerciais abre das 8h às 13h
Com relação aos setores de hospedagem, alimentação e entretenimento, a Fecomércio informou que as atividades econômicas de bares, restaurantes e similares poderão funcionar em regime de 24 horas.
Shopping Center
Categorias de lojistas, varejo de calçados e materiais de escritório e papelaria que funcionam nos shoppings também não irão funcionar na terça de carnaval.
Foto: Redação