Fecomércio lança programa de promoção à acessibilidade no Comércio amapaense
Para melhor acolher e atender as Pessoas com Deficiência (PCD’s) no Comércio local, o Sistema Fecomércio Amapá lançará, no próximo dia 13 de junho, o Programa “Comércio Acessível – Abrace as diferenças”. O evento acontece no Auditório do edifício Fecomércio Amapá, centro de Macapá, a partir das 18h.
De acordo com a direção do programa, o objetivo dele é orientar os empresários na preparação ou adequação dos empreendimentos para o devido trato das pessoas com deficiência. Para o lançamento, serão promovidas apresentações das ações já realizadas e as próximas etapas do programa.
Desde a sua elaboração, o programa recebeu a contribuição de diversas entidades e representantes das PcD’s. Ele também atende as exigências trazidas pela lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Para o Presidente do Sistema, Eliezir Viterbino, o programa vai muito além da promoção da acessibilidade no Comércio, mas é um forte incentivador da garantia de direitos da pessoa com deficiência.
“Esse programa carrega uma responsabilidade muito grande com o comércio e toda a sociedade. E essa determinação do programa e todos os seus colaboradores, além de promover a acessibilidade, mostra que entramos na briga pela garantia dos direitos das PCD’s”, disse o Presidente do Sistema, Eliezir Viterbino.
Ações do programa
Antes mesmo de ser lançado, o programa Comércio Acessível já realizou diversas ações com empresários locais. Entre elas estão o levantamento de dados de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a inclusão de currículos desse público no Banco de Empregabilidade do Comércio (BEC), do Instituto Fecomércio; a oferta de cursos de capacitação pelo e palestras pelo Senac Amapá; e a criação do Guia Orientativo da Acessibilidade com dados de PcD’s no Estado, recomendações arquitetônicas para tornar a empresa acessível e normas de acessibilidade.
Outras ações desenvolvidas foram a inserção dos PcD’s na rede de benefícios e convênios do Programa Empresário Associado da Fecomércio Amapá; a criação do Selo do programa destinados às empresa que cumprirem os 5 principais pontos para de adesão como piso tátil, estacionamento, placas de sinalização, banheiro adaptado e rampa de acesso.
Pesquisa com empresas
O Instituto Fecomércio realizou, no ano passado, uma pesquisa com 147 empresas amapaenses onde também ouviu 5.960 colaboradores com o objetivo de unir informações a respeito do tema “acessibilidade” nos empreendimentos. Das empresas consultadas, 74% afirmaram não possuir empregado PcD, e apenas 26% disseram ter pessoas com deficiência no quadro de trabalhadores. Destes, 66% apontaram que a deficiência de seus empregados é física, 40% auditiva, 24% visual e 3% intelectual.
Quando perguntadas se estariam dispostas a contratar PcD´s ou seus responsáveis legais, flexibilizando o horário de trabalho ou reduzindo a carga horária para atender a essas necessidades, 92% das entrevistadas responderam “sim” e delas, 73% contratariam a própria pessoa com deficiência.
A pesquisa também apurou sobre a função de atuação e investimentos em capacitação dos colaboradores. Todos os dados colaboram para o programa Comércio Acessível.
(assessoria de imprensa/Fecomércio)