Fazenda da Esperança apoia pessoas no tratamento contra dependência de álcool e drogas no Amapá
A “Fazenda da Esperança” é uma iniciativa da Igreja Católica, e, atualmente, conta com mais de 140 unidades em 23 países, que atua no apoio de pessoas em tratamento contra a dependência de álcool e outras drogas. No Amapá, a Fazenda está situada em uma área rural, localizada entre Macapá, Santana e Mazagão, e sobrevive recebendo permanentemente doações, desde serviços voluntários, a utensílios domésticos, itens de higiene pessoal, roupas, agasalhos e alimentação.
O projeto de orientação religiosa existe há 3 anos no estado e tem capacidade para abrigar cerca de 40 pessoas, apenas do sexo masculino. Os homens que buscam tratamento participam da construção das casas onde ficam hospedados e podem trabalhar em atividades agrícolas e de panificação. Além dos cuidados com o espaço, a rotina inclui momentos de oração, meditação e reflexão.
Ainda este ano será construída uma unidade exclusiva para mulheres em Mazagão. O embaixador do projeto no Amapá, Elpídio Amanajás, falou sobre a obra que deve iniciar em julho deste ano.
“Até o final do ano a gente estará com essa Fazenda pronta, para atender as mulheres, às nossas jovens que infelizmente estão no mundo das drogas, e que não tinham até então, uma casa de apoio específica para elas” destacou Elpídio.
No Sábado (5), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Kaká Barbosa, visitaram o local.
Na última quinta-feira (3), em reconhecimento aos serviços prestados à coletividade, vários parceiros foram homenageados com a “Medalha da Esperança”, entregue por Elpídio Amanajás, embaixador do projeto no estado e a administradora-geral, Renata Monteiro. Integram ainda a equipe, Marcos Bergma, Rômulo e Sérgio Sena, voluntários.
“Estou emocionada com o que vi aqui e gostaria de parabenizar a todos por esse belíssimo gesto de cuidado e amor ao próximo”, disse a procuradora Ivana Cei.
No Amapá, a Fazenda Esperança leva o nome do engenheiro Marco Liva, nascido em Milão (Itália), em 1954, foi chefe da construtora que assumiu a presidência da Fundação Marcello Cândia, para dar continuidade ao trabalho dessa instituição de ajuda aos mais pobres no Brasil.
Fonte e foto: Ascom/ MP-AP