Famílias ribeirinhas de Porto Grande são afetadas pelo aumento do nível no Rio Araguari; moradores recebem assistência
Cerca de 20 famílias que moram no alto do Rio Araguari, cerca de 60 quilômetros de Porto Grande, com acesso apenas por via fluvial, foram afetadas pelo aumento do nível da água.
O Governo do estado enviou kits alimentação, colchões e água potável para os moradores atingidos.
“Moro aqui há mais de 40 anos, a cheia este ano nos pegou de surpresa porque a gente sempre espera entre maio e junho. Com a estiagem, acreditávamos que a água não ia subir tanto. Agora, o rio começou a subir e atingir as nossas casas. Com esse apoio do Governo do Estado, sabemos que nessas horas difíceis é bom saber que não estamos sozinhos”, disse a agricultora Glória Pantoja, de 65 anos, moradora da Comunidade Flona no alto do Rio Araguari.
Uma força-tarefa foi montada para alinhar ações ágeis e preventivas para auxiliar as famílias de Porto Grande e Ferreira Gomes em caso de elevação do nível do rio.
Desde a noite do dia 25 de abril, a cidade de Ferreira Gomes está em estado de alerta por inundação por causa da vazão defluente da UHE Cachoeira Caldeirão. Atualmente, o nível da água encontra-se estável, mas ainda acima do considerado normal.
A Defesa Civil Estadual vem orientando os moradores a buscar ajuda imediata em caso de riscos maiores, além de garantir abrigo seguro durante cheias emergentes.
Confira a previsão do tempo para o fim de semana
Fotos: Márcia do Carmo/GEA