Faccionados e detentos são investigados por tráfico de drogas em Macapá

A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) deflagrou nesta sexta-feira, 26, a operação “Dust”, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva.

Segundo a organização, um dos mandados de busca e apreensão e um de prisão foram realizados em uma residência no bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá, e os demais ocorreram no Instituto de Administração Penitenciário (Iapen).

A investigação aponta que quatro sujeitos pertencem a mesma facção criminosa. O grupo anunciava nas redes sociais materiais ilícitos como entorpecentes, armas de fogo e objetos oriundos de furto ou roubo. Foi identificado, ainda, que três dos envolvidos são detentos da penitenciária.

A FTSP informou que as drogas vendidas pelos investigados eram maconha comum e do tipo skunk, além de cocaína e LSD. O esquema contava com descrição do item como valor, tipo, peso e quantidade.

Os envolvidos já respondem por integrar organização criminosa e tráfico de drogas, informou a Força-Tarefa. Eles podem responder novamente pelos mesmos crimes, somado ao porte ilegal de arma de fogo. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 32 anos de reclusão e mais pagamento de multa.

A ação é um desdobramento da operação “Caixinha”, deflagrada no dia 10 deste mês, que identificou indivíduos membros de uma facção responsáveis pelo sistema de pagamento de mensalidade para a facção, sendo uma dessas lideranças atuantes de dentro do Iapen.

A Força-Tarefa de Segurança Pública do Amapá é constituída pela Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com as polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM-AP), Civil (PC-AP) e Penal.

Fotos e vídeo: Polícia Federal/Divulgação