Exibição de filme com cenas de sexo em escola estadual gera polêmica em Macapá
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá, gritando durante a exibição de um filme com cenas de sexo, parte da programação da 14ª Mostra Cinema Direitos Humanos. O evento, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e outros parceiros, gerou forte repercussão e levantou debates sobre o conteúdo exibido em ambiente escolar.
O governador Clécio Luís classificou o ocorrido como “absurdo e inaceitável” em suas redes sociais.
Já o governador em exercício, Teles Júnior, determinou a suspensão imediata de qualquer atividade vinculada à Mostra de Cinema nas escolas estaduais. Ele também solicitou que a Secretaria Estadual de Educação investigue o caso.
A direção da escola e a organização do evento se manifestaram por meio de notas:
Veja nota da Escola Barão na íntegra:
A Escola Barão do Rio Branco foi convidada para participar nos dias 19, 21 e 22 de novembro, da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos 2024, organizado, coordenado e realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Governo Federal, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) entre outros parceiros, com programação e exibição dos filmes no Cine Territorial (prédio anexo a escola).
Gostaríamos de esclarecer o que vem sendo divulgado nas redes sociais, sobre um vídeo, que apresenta cenas com conteúdo inapropriado para a idade, e que infelizmente ocorreu uma situação lamentável com o um curta metragem apresentado no turno da tarde (dia 19), sendo que a classificação das turmas foi realizada conforme a orientação da produção e coordenadores da Mostra de Cinema.
A Escola Barão do Rio Branco expressa sua total indignação e esclarece que a organização do evento pela 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos 2024, se responsabilizou pelo fato ocorrido e que está tomando todas as providencias pelo que vem sendo divulgado.
Segue abaixo a nota de retratação emitida pela Comissão Geral do Evento, assumindo sua responsabilidade pela produção apresentada aos alunos.
Direção e Coordenação Pedagógica
Veja nota da organização da organização da Mostra Cinema na íntegra:
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos reitera seu compromisso com a promoção de conteúdos culturais que respeitem e dialoguem com diferentes públicos. No entanto, reconhecemos a inadequação da classificação indicativa apresentada para o filme Cidade; Campo, exibido no dia 19 de novembro de 2024, no Cine Teatro Territorial com alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá (AP).
Pedimos sinceras desculpas à comunidade escolar e ao público pelo ocorrido. Destacamos que houve um erro na atribuição da classificação indicativa do filme desta sessão específica e, a partir deste episódio, foi realizado uma reavaliação interna para adequação de forma mais precisa ao seu conteúdo. É importante esclarecer que a escola e a produção local na cidade de Macapá, não têm qualquer responsabilidade sobre o ocorrido. Em respeito aos envolvidos, tomamos as seguintes medidas imediatas:
1. No dia 19/11, realizamos reunião imediata com a direção da escola e coordenação pedagógica, esclarecendo os fatos e nos comprometendo com o ocorrido. Enviamos uma nota oficial à escola com um pedido de desculpas formal isentando a Escola Estadual Barão do Rio Branco e o Cine Teatro Territorial de qualquer responsabilidade;
2. No dia 25/11, realizamos uma reunião com a diretoria da escola e pais de alunos, onde reforçamos nosso compromisso e apresentamos nossa posição com total transparência;
3. No mesmo dia 25/11, a escola, demonstrando sensibilidade e apoio, disponibilizou suporte para pais e alunos diretamente impactados pela situação.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos, e reafirmamos que continuaremos aprimorando nossos processos para que situações como essa não se repitam.
Atenciosamente,