Exame toxicológico volta a ser exigido e motoristas têm até 28 de dezembro para regularizar situação

O exame toxicológico, que foi suspenso durante a pandemia da Covid-19, voltou a ser exigido para os motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

Com isso, condutores de veículos de carga, ônibus, carretas e caminhões, têm até o dia 28 de dezembro deste ano para regularizar a situação.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito no Amapá (Detran), quem não atualizar o exame sofrerá penalidade de 7 pontos na carteira por se tratar de infração gravíssima, além de pagar multa de até R$ 1.467.

O exame toxicológico analisa se o motorista consumiu algum tipo de substância psicoativa que comprometa a capacidade de direção com uma janela de detecção mínima de 90 dias, conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“É importante que os motoristas estejam atentos para esta mudança na legislação e não percam o prazo estabelecido, para evitar que sejam pegos de surpresas em fiscalizações de trânsito”, disse Rorinaldo Gonçalves, diretor-presidente do Detran.

Foto: Fabiano Menezes/Detran-AP