Ex-secretário de Segurança do AP é vítima de latrocínio; um adulto e quatro adolescentes são detidos
A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem e apreendeu quatro adolescentes por suspeita de envolvimento no latrocínio que vitimou o ex-secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, João Ferreira dos Santos, de 78 anos.
Segundo a investigação, a vítima foi encontrada sem vida no sábado, 13, por uma empregada doméstica. A polícia disse que João Ferreira morreu ao levar golpes na cabeça, na sexta-feira, 12, na cozinha da casa dele, no município de Amapá.
De acordo com o delegado Patrick Tietre, uma força-tarefa foi iniciada imediatamente a partir da informação da morte. No mesmo dia, dois adolescentes foram detidos e assumiram a participação no roubo, mas negaram cometer o assassinato.
A Polícia Civil confirmou que um adulto e outras duas adolescentes envolvidas no caso tinham fugido na madrugada de domingo, 14, para Macapá. E pela manhã, uma operação resultou na detenção do trio, que estava em uma casa, no bairro Perpétuo Socorro.
“Na tarde de sábado, conseguimos apreender dois adolescentes, que conheciam a vítima e costumavam lanchar na casa dela. As investigações prosseguiram, sendo apurado que um adulto juntamente com outras duas adolescentes haviam fugido para Macapá. Ao amanhecer, uma equipe conseguiu prender e apreender os suspeitos”, disse Tietre.
Roubo seguido de morte
Próximas do ex-secretário, duas adolescentes entraram na casa com ele e foram jantar na cozinha. Propositalmente, as garotas deixaram a porta aberta para que o adulto entrasse e roubasse uma arma de fogo e dinheiro, detalhou a polícia.
Enquanto isso, outros dois adolescentes ficaram na parte externa da casa, monitorando a área. O homem entrou na casa e tentou imobilizar a vítima, que reagiu. Na luta corporal, as duas adolescentes e o adulto agrediram o ex-secretário com cadeiradas.
Os quatro menores foram apresentados ao Ministério Público, enquanto o adulto foi encaminhado à audiência de custódia.
Vida pública
João Ferreira dos Santos era aposentado da Advocacia Geral da União (CGU) e foi secretário de Estado no período de 1985 até 1990 no governo de Jorge Nova da Costa.
Em nota, a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lamentou a morte do ex-gestor e externou condolências aos familiares e amigos.
Foto de capa: Polícia Civil /Divulgação