Estádio Glicério Marques comemora 75 anos de história nesta quarta; ‘mais antigo que o Maracanã’

Nesta quarta-feira, 15 de janeiro, o Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, conhecido como “Gigante da Favela”, completa 75 anos de história. Para celebrar o marco, serão realizadas partidas de futebol com jogadores que marcaram época no estádio. As comemorações terão início às 15h, com cinco jogos de 30 minutos cada.

Após uma revitalização concluída em abril de 2023, o Glicério Marques foi transformado em um moderno complexo esportivo. A reforma foi realizada em três etapas para proporcionar mais segurança e conforto para o público, reforçando a importância do espaço como um patrimônio esportivo e cultural do estado.

Memórias e legado

Inaugurado em 15 de janeiro de 1950, pelo então governador Janary Gentil Nunes, o estádio estreou com um amistoso entre as seleções do Amapá e do Pará. Os paraenses venceram por 1 a 0 com gol de Norman.

Desde então, o Glicério Marques recebeu inúmeros eventos de destaque, como jogos de seleções nacionais, partidas do Copão da Amazônia, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e do Campeonato Estadual.

Reconhecido também pelos apelidos “Vovô da Cidade” e “Glicerão”, o estádio é um dos mais antigos, tendo sido inaugurado antes mesmo do Maracanã. Com capacidade para 5.630 torcedores, o espaço continua a ser um ícone do esporte e da cultura no Amapá, reunindo gerações em torno do futebol e celebrando sua rica história.

Fotos: PMM/Divulgação