Esquema de segurança na Expofeira contou com drones e câmeras com reconhecimento facial; veja balanço
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nesta quarta-feira, 11, o balanço sobre a atuação da força-tarefa montada para os dez dias de programação da 52ª Expofeira do Amapá, realizada de 29 de setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
O Plano Integrado de Segurança do Governo do Estado envolveu mais de 5 mil agentes das polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo (GTA), além de avançados sistemas e equipamentos tecnológicos.
O secretário da Segurança Pública, José Neto, destacou a importância da Central de Monitoramento, instalada dentro do parte, para elevar o padrão de segurança da festa. Uma das estratégias foi o uso de câmeras de reconhecimento facial, capazes de localizar suspeitos com restrições da Justiça como uso de tornozeleiras, além de drones para o patrulhamento e controle de tráfego.
“Todo o esquema de segurança realizado durante a Expofeira foi considerado positivo. Foram cerca de 2 milhões de pessoas, que passaram de forma rotativa pelo evento, e não tivemos registro de nenhuma ocorrência grave, nem no interior do parque, nem nas intermediações”, destacou José Neto.
Veja detalhes do balanço
- Pessoas abordadas: 1,7 mil
- Suspeitos averiguados: 298
- Conduzidos à Delegacia de Polícia: 6
- Veículos abordados dentro e fora do parque: 157 carros e 13 motocicletas
- Objetos recuperados: 10
- Roubo: 1 ocorrência
- Furtos: 31 (sendo 19 de aparelhos celulares)
- Apreensão de arma branca: 1
- Apreensão de arma de fogo: 1
- Descumprimento de ordem judicial (uso de tornozeleira): 2
- Pessoas identificadas pelo Sistema de Reconhecimento Facial: 4
- Lesões corporais sem gravidade: 8
- Perda e apresentação de documentos e objetos: 10
- Ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros: 98, sendo 27 acidentes sem gravidade, como quedas, e 71 atendimentos clínicos (maioria dos casos mal-estar físico e consumo excessivo de bebida alcoólica)
- Salvamento de pessoas: 6
- Combate a incêndio: 1
- Exames de lesão corporal pela Polícia Científica: 3
No encerramento da Expofeira, no dia 8 de outubro, uma equipe do 1° Batalhão da Polícia Militar apreendeu uma menor, de 16 anos, com uma bolsa contendo uma arma de fogo de numeração suprimida, carregada com 12 munições, além de uma sacola com mais de 16 munições. A adolescente estava no estacionamento dos ônibus quando foi abordada.
Segundo o boletim de ocorrência, outros três suspeitos envolvidos foram presos e encaminhados para o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP) do bairro Pacoval. A menor foi conduzida à Delegacia Especializada em Investigações de Atos Infracionais (Deiai).
Foto de capa: Maksuel Martins/GEA