Espetáculo teatral sobre os primeiros colonizadores no Rio Amazonas estreia nesse fim de semana em Macapá

O grupo amapaense Frêmito Teatro apresenta neste sábado (18) e no domingo (19) em ensaio aberto o espetáculo “A Descoberta do Rio das Amazonas” que resgata a história dos primeiros colonizadores nessa região , por meio de um olhar crítico sobre a mais conhecida viagem de exploração da Amazônia colonial, iniciada em 1542, quando o espanhol Francisco de Orellana levantou âncoras nas proximidades dos Rios Coca e Napo, que margeiam o Equador, e rumou pelo Amazonas, encontrando diversos povoados indígenas.

A montagem questiona a ideia de descoberta em uma região que já era habitada, e discute sobre o mito de que, ao chegarem na região, os colonizadores teriam encontrado pelo caminho guerreiras indígenas a quem chamaram de Amazonas. Entretanto, não há nada de concreto que comprove esse encontro, tratando-se de uma grande “fake news” criada por europeus. O ensaio aberto quer possibilitar ao grupo teatral ouvir a opinião do público sobre a performance dos seus integrantes e a temática proposta. Um debate com o público ocorrerá ao final da apresentação como estratégia para compor o texto final da peça.

As apresentações serão realizadas no Teatro Marco Zero, no bairro Perpétuo Socorro, zona Leste de Macapá, com lotação máxima de 60 pessoas, ou seja,  50% da capacidade de público, respeitando  os protocolos de segurança contra a Covid-19. É obrigatório o uso de máscara. A entrada é no formato “pegue o quanto puder”.


SERVIÇO

Evento: espetáculo teatral “A Descoberta do Rio das Amazonas”

Realização: Frêmito Teatro

Dias: 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo)

Horários: 20h no sábado e 19h no domingo

Local: Teatro Marco Zero, na Rua Oscar Santos, 397, bairro Perpétuo Socorro

Ingressos: pague quanto puder

Lotação: 60 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos


Rita Torrinha: assessoria de imprensa do grupo teatral

Fotos: Ianca Moreira