Escola Estadual Marly Maria é reconhecida como instituição de excelência no ensino bilíngue pela Embaixada da França; é a terceira no Brasil

Na segunda-feira, 9, a Escola Estadual Marly Maria, situada no residencial Macapaba, zona norte de Macapá, foi agraciada com o título de “Instituição de Excelência no Ensino Bilíngue de Francês”. O selo foi entregue em uma cerimônia especial pelo governador do Amapá, Clécio Luís, e pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. A unidade de ensino se tornou a terceira no Brasil a receber esse reconhecimento.

“O Amapá vive uma nova era nas relações internacionais com a França. Esse era um objetivo em nosso Plano de Governo, e a vinda do embaixador para o nosso estado é significativa nesse sentido. Essa nova era vai precisar da população fluente na língua francesa e, por isso, celebramos o desempenho exemplar desta escola”, destacou o governador Clécio Luís.

Além do governador e do embaixador, a cerimônia contou com a presença de prefeitos da Guiana Francesa e secretários de Estado do Amapá.

“As relações humanas também devem ser celebradas na comissão transfronteiriça. Por isso estou contente de estar nesta instituição referência para o país inteiro. Além do selo, a escola recebe óculos de realidade virtual feitos a partir da madeira do miriti, em uma celebração da sustentabilidade”, explicou o embaixador francês.

Durante o evento, os alunos da escola apresentaram um coral inteiramente cantado em francês e ofereceram à comissão francesa bonecas e quadros que representam a cultura tucuju.

Fotos: Luan Macêdo/Seed