Enem 2023: prazo para candidatos pedirem isenção da taxa de inscrição encerra nesta sexta, 28
Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 têm até às 23h59 desta sexta-feira, 28, para pedir a isenção da taxa de inscrição. O benefício pode ser solicitado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Clique aqui para fazer a inscrição
Para ter acesso ao benefício, os requisitos são:
- Estar no último ano do ensino médio de escolas públicas
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980)
- Pessoas em situação de vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal
O resultado dos pedidos será divulgado no dia 8 de maio. Quem tiver a isenção negada pode entrar com recurso até o dia 12 de maio.
O Enem é a principal forma de ingresso dos estudantes ao ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Nesta sexta, 28, também termina o prazo para quem precisa justificar a ausência na edição de 2022. De acordo com o Inep, essa justificativa é necessária para que o candidato participe da próxima edição gratuitamente.
Este ano, as inscrições do Enem serão realizadas de 5 a 16 de junho. A aplicação das provas acontece nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
Veja o cronograma do Enem para 2023
- Justificativa de ausência no Enem 2022 ou solicitação de isenção da taxa: 17 a 28 de abril
- Resultado da justificativa e solicitação: 8 de maio
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção: 8 a 12 de maio
- Resultado do recurso: 19 de maio
- Inscrições: 5 a 16 de junho
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro
- Resultados: 16 de janeiro de 2024
Foto: Divulgação/Seed