‘Encontros Amazônicos Pré-COP30’: Macapá sedia evento para discutir demandas a serem apresentadas aos líderes mundiais

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, Macapá sediará os “Encontros Amazônicos Pré-COP30”, evento que reunirá povos originários, pesquisadores e a sociedade civil para debater propostas que serão apresentadas aos líderes mundiais na COP30, em Belém (PA), em 2025. Toda a programação será presencial e gratuita.

Inscrições aqui

O Governo do Amapá é parceiro na realização do encontro, que contará com a participação de diversos setores, como cooperativas agrícolas, extrativistas, pescadores, quilombolas e povos indígenas do Amapá e da Guiana Francesa. A programação destacará o modelo de preservação do estado, abordando temas como bioeconomia, demarcação de áreas indígenas, Zoneamento Ecológico-Econômico e o código ambiental atualizado.

Com o tema “Novas Alianças pela Amazônia”, o evento reforça os preparativos para a COP30 e fomentará discussões sobre integração social, governamental, econômica, científica e tecnológica. Além disso, trará debates sobre desenvolvimento sustentável, direitos humanos, mudanças climáticas e combate ao desmatamento, valorizando a perspectiva dos povos tradicionais da Amazônia.

A programação também incluirá debates sobre economia social, negócios verdes e bioeconomia, com a apresentação de iniciativas bem-sucedidas do Amapá. Atividades culturais, feira de empreendedorismo com empresas locais, startups, artesanato indígena e quilombola também estão confirmadas. Algumas das atividades terão transmissão online.

O evento conta com apoio de instituições como Creces, Sebrae, Parque Científico e Tecnológico Solimões, Flacso Brasil, CorpoAmazônia, Cirat, entre outras.

Fotos: Arquivo/Secom