Embaixador da Costa do Marfim participa da semana da África no Amapá
Começa nesta quarta-feira (25), a Semana da África no Amapá. A abertura será às 9h com sessão solene na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), seguida de roda de conversa e visita aos barracões de grupos tradicionais de marabaixo. A programação cultural contará com a presença do Embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié, que desembarca na manhã desta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Macapá.
O Projeto de Lei, que instituiu a Semana da África no Amapá, é de autoria da deputada estadual Cristina Almeida (PSB), e foi sancionado pelo governo no dia 7 de abril de 2022. A ideia agora é fazer com que o movimento negro e órgãos públicos transformem o evento num espaço rico e com potencial turístico.
“A Semana da África, assim como o Encontro dos Tambores, será uma das datas mais importantes e significativas do povo negro. Será uma forma de refletir sobre o processo de formação de identidade do nosso povo, enaltecer os valores, influências africanas na nossa cultura e modos de vida. Também vamos debater as relações entre África, Brasil e Amapá, desde a condição de escravização de pessoas até os desafios de enfrentamento do racismo estrutural”, destacou a deputada Cristina Almeida.
O Dia da África foi instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão à fundação da organização de Unidades Africanas (OUA ), na Etiópia, no ano de 1963. O 25 de maio é celebrado como feriado público em países africanos como Gana, Mali, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Também acontecem celebrações em diversas outras nações do continente.
Veja a programação: .
24/05/22
11h50: Chegada do Embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié
Às 12h: Coletiva à imprensa
Local: Aeroporto Internacional de Macapá
25/05/22
9h: Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado
14h: Roda de Conversa sobre educação etno-racial entre as leis criadas e a falta da aplicabilidade. Haverá apresentações culturais
Local: Quilombo do Curiaú
26/05/22
19h: Visita aos Barracões dos grupos Marabaixo Raimundo Ladislau (Laguinho); Tia Biló; Associação Folclórica Marabaixo do Pavão ( Jesus de Nazaré) e Mestre Pavão, além de visita à Vila do Mazagão Velho.
Fonte: Ascom/ Deputada estadual Cristina Almeida