Em Macapá, 84% dos empresários estão otimistas com as vendas de fim de ano; veja pesquisa
A Fecomércio Amapá, através do Instituto Fecomércio, realizou uma pesquisa com 150 comerciantes de Macapá, entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro, para medir a expectativa das vendas de fim de ano. O levantamento revelou que 84% dos entrevistados estão otimistas com a possibilidade de aumento nas vendas.
A pesquisa também apontou que 47% dos comerciantes pretendem realizar contratações temporárias para atender à demanda, enquanto 52% planejam manter o atual quadro de funcionários. Entre os que irão contratar, 72% devem admitir entre 1 a 5 pessoas.
Em relação a investimentos, 60% dos comerciantes informaram que farão algum tipo de aplicação para aumentar as vendas, com destaque para divulgação e propaganda (58%), introdução de novas linhas de produtos (46%) e melhorias na visibilidade das lojas (43%).
Desafios
A pesquisa também destacou os principais desafios para o período de fim de ano. A instabilidade econômica foi mencionada por 58% dos comerciantes como o principal obstáculo, seguida pela elevada carga tributária (49%) e o alto custo das mercadorias (46%). Além disso, 36% dos entrevistados apontaram o endividamento do consumidor como uma preocupação, e 26% mencionaram a falta de mão-de-obra qualificada.
Foto: Ascom/Fecomércio